7 dicas de como ser perseverante em meio a crise. Não ignore a 7#

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

Como ser perseverante numa crise econômica que atinge índices de 20 anos atrás com a inflação sempre crescendo?

Hoje a crise já está batendo na porta de todos nós. Não precisa ir muito longe para notar isso… Duvida? Vejamos… Você come em restaurantes, compra roupa, viaja a passeio com a mesma frequência? Muito provavelmente não…

Quer um fato mais concreto? Quantas lojas perto da sua residência fecharam e estão com placa de aluga-se? Quantas pessoas próximas já foram demitidas ou até mesmo você?

Deixa eu te dar uma boa notícia: Você inserido nesse cenário ou não… existe uma grande oportunidade de virar o jogo e te levar a fazer algo grandioso que talvez, se a crise não existisse você não faria.

Como ser perseverante?

Vejo muita gente perdendo seus empregos, fechando suas empresas, entregando seus negócios, vendendo até as coisas dentro de casa para pagar os remanescentes gerados com a crise em suas economias.

Isto aconteceu comigo…e tive que vender alguns bens para fazer a feira de casa para você ter  ideia da gravidade de uma crise econômica. Mas não desanime, para mim foi a melhor coisa que aconteceu… sabe porquê?

  • Fui obrigado a sair da zona de conforto;
  • Tive que trabalhar com coisas que nunca pensei que iria fazer, como ser corretor de imóveis. Não vendi nada, mas foi um aprendizado;
  • Tive mais tempo para minha esposa e filhos;
  • Tenho mais tempo para minhas atividades na igreja;

São tantos benefícios que só vou citar esses.

Bem, Augusto Cury fala que em cada um de nós existem um potencial incrível, garra, liberdade criativa, capacidade de se colocar no lugar do outro, capacidade de escrever os textos mais importantes da sua vida no momento mais difícil da sua história… somos gênios em potencial.

Muitas pessoas estão em busca de fórmulas prontas e acaba não exercendo o seu potencial criativo.

“ Descubra o potencial que está dentro de você. ”

Antes de começar a falar da primeira dica de como ser perseverante, quero que você pare um pouco de pensar nos problemas… se “esvazie” um pouco.

Vamos lá?

Dica 1#: Não ache que só você tem problemas

nem-so-voce-tem-problemas

Como é comum a pessoa achar que só ela tem problemas.

Muitos olham para a vida do próximo e vê que todo mundo prospera, tem uma boa vida, não sofre com a crise e entre outros adjetivos que os qualificam.

Mas, tenho certeza que não funciona assim… aparentemente você pode até achar que seu círculo de amizade está se dando bem, mas você não está dentro da sua casa ou da sua vida pessoal para saber exatamente o que cada um está passando.

Comece agora mesmo a parar de olhar a vida do outro, olhe para sua que já tem tanta coisa para observar e resolver.

Dica 2#: Realize seus sonhos e não seu desejo

sonhos-e-desejos-seja-perseverante

Passei uma fase da minha vida indo atrás do que dava dinheiro, então ficava pesquisando na internet qual era o mercado que estava em alta, ai no final de 2014 e início de 2015 fui para o mercado imobiliário ser corretor… foi trágico, não era o meu sonho e sim um desejo de ganhar um bom dinheiro rápido.

Então eu parei tudo, voltei à estaca zero e pensei… “Vou voltar a fazer o que eu sei fazer de melhor que é trabalhar com criação de sites, sistemas web e projetos gráficos” que era exatamente o que eu fazia na minha primeira empresa.

Criei um pacote chamado “Crise 2015” onde eu vendia meus serviços por menos da metade do preço de quando eu tinha empresa física.

Então comecei a executar todos os processos do desenvolvimento (Design, Programador, Front-end, Comercial, Financeiro e etc)… Parece loucura não!? Pois é, não foi. O meu lucro líquido era de quase 100% pelo fato de não ter funcionário, aluguel, impostos e custo fixo.

O meu sonho que estava enterrado começou a ressurgir, de ter uma empresa de tecnologia e agora voltada para o marketing digital.

Então minha segunda dica é que você comece a lembrar dos seus sonhos que tinha como projeto de vida na época da sua escola, faculdade e que depois de tanto tempo você esqueceu.

Existe uma grande diferença entre sonho e desejo. Sabia?

Desejo

É uma vontade temporária de fazer algo, onde não resiste as adversidades durante a sua execução e não gera motivação diária.

Você já teve ter ouvido falar de alguém que quando se abusa de algo abandona logo o negócio. Sonho é diferente.

Sonho

É vontade que você lembra sempre, lhe motiva a acordar todos os dias para lutar por ele. Sonho suporta as dificuldades.

O sonho é desafiador, faz você ter prazer no que faz.

Dica 3#: Os fracassos devem lhe motivar

fracasso-deve-motivar-perseverar

Você sabendo que agora deve começar a realizar seus sonhos e não seus desejos temporários… lembre-se que os fracassos devem ser encarados como aprendizado e experiência dentro do seu negócio.

Ninguém é digno do sucesso se não usar seus fracassos para alcança-lo.

Quem quer ter céu sem tempestade ou caminho sem acidentes não terá muito sucesso nesta vida. Agusto Cury

Dica 4#: Não compartilhe seu sonho com qualquer pessoa

compartilhe-sonhos-com-pessoas-certas

Eu ouvi essa dica do meu bispo Paulo Filho que para mim fez todo sentido.

Na vida existem muitas pessoas que são “Abutres” que quando você compartilha seus sonhos com elas, começam a jogar um balde de água fria e fica esperando o momento de você cair para falar “Está vendo… eu não disse!?”.

Você conhece pessoas que não conseguem se alegrar com a conquista do seu próximo? Bem, não perca tempo compartilhando seus sonhos com elas.

Você prova que é capaz quando começa a ser capaz de não se importar com o que os outros acham ou deixaram de achar de você. (Pequena Sereia)
Walt Disney

Dica 5#: Sonho só se realiza com perseverança

sonho-so-se-realiza-com-perseveranca

Eu acredito que Deus começar a criar as coisas pelo fim delas…

Não sei se você já assistiu ao filme “A Família do Futuro” onde um menino que foi entregue num orfanato, consegue fazer uma máquina do futuro e ele ainda jovem viaja para o seu futuro e quando volta…ele começa a projetar sua vida com base no futuro que ele vislumbrou.

Ele fazia tudo com a certeza que daqui a 30 anos ele teria uma grande fábrica, uma grande família e que seria um homem de sucesso.

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.
Oliver Goldsmith

Por isso sonhos são importantes… são eles que tem essa capacidade de motivar o indivíduo a realizar coisas grandiosas.

Dica 6#: Faça mais e reclame menos

reclame-menos-realize-mais

Reclame menos e faça mais… Fale menos e realize mais….

Uma pessoa que reclama muito acaba contagiando outras pessoas a terem o mesmo comportamento… Um líder que reclama muito, os seus liderados vão começar a ter o mesmo comportamento.

Outros começam a reclamar de forma antecipada. O negócio nem aconteceu e já fica reclamando que não vai dar certo.

Eu acredito que o fim de uma pessoa que reclama e murmura muito é ficar sozinha.

Então pare de reclamar e contar suas frustações para as pessoas e comece a trazer soluções para as adversidades.

Se este não é o seu caso, vamos para a dica #7.

Dica 7#: Tenha fé

tenha-fe

Para mim essa é a melhor de todas. Tudo parte da sua fé.

Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
significados.com.br

Existem tantas definições de fé que separei a minha predileta:

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
Hebreus 11:1

Fé é o tipo de coisa que quando alguém te pergunta como você sabe que esse negócio vai dar certo, você responde: “Sei, porquê sei”.

Na verdade, você não tem nenhum estudo de viabilidade econômica do seu negócio ou alguma pesquisa de mercado que embase e dê sustentação e credibilidade ao seu negócio.

Simplesmente, você acredita, tem certeza, sente que vai dar certo, que já está tudo arquitetado na sua cabeça e já pensou em tudo.

“Se você não tem fé…não tem sonhos…”

Conclusão de como ser perseverante em meio a crise

Sugiro que na crise que estamos vivendo, você tire o “S” da palavra crise e comece a criar, trazendo a existência os seus sonhos esquecidos. “Não tem como mudar de vida fazendo as mesmas coisas”, Inove.

Esqueça um pouco os problemas e foque no que você vai fazer de hoje em diante, lembre-se de incluir sua família no novo projeto, se for casado é claro.

Tudo parte dos sonhos que mostram uma visão do seu futuro, de como você deseja estar daqui a 5, 10 ou 20 anos. Pare de perder tempo com coisas passageiras e se preocupe com coisas eternas.

O que você começou, vá até o fim. Não deixe as coisas pela metade. “Começou, conclua”. Só assim você estará sendo perseverante.

Reclame menos e só compartilhe seus sonhos e projetos com as pessoas certas.

Não menos importante. Tenha fé, pois sem ela você não conseguirá realizar nada.

Quais são seus sonhos? Fazer uma faculdade? Montar sua própria empresa? Ser funcionário Público?

Lembre-se… Nunca é tarde para recomeçar.

Se você está perdido e não sabe por onde começar…sugiro o artigo como iniciar no marketing digital.

(crédito das imagens: freepik.com)

Avalie este post

Sobre Daniel Marques

Vivo do Marketing Digital e quero te ajudar a melhorar seus resultados utilizando as técnicas do Marketing Digital.

  • Euripedes O Jorge

    Parabéns pelo artigo meu amigo Daniel, muito bem escrito e conveniente com a situação atual. Sem falar que produz muito incetivo para quem está perdido. Vou aproveitar algumas destas dicas no meu planejamento de 2016.

  • Carlos Naval (Naval)

    muito obrigado ……