6 Dicas de SEO para Otimizar seu Blog

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on Twitter0Share on LinkedIn0

SEO é a tarefa mais difícil no marketing digital e muitos preferem investir em campanhas, listas, páginas de capturas e etc, do que criar conteúdo de qualidade otimizado para trazer tráfego orgânico para seu negócio. Confesso que pensava da mesma forma, só que esse pensamento requer investimento financeiro e também é uma área que você pode errar muito e perder muito dinheiro sem vender nada.

Esta tarefa para alguns é ardua por dois motivos, você precisa escrever bem, mostrando que tem autoridade em algum assunto e o segundo é entender bem as técnicas de SEO para otimizar seu artigo.

Se você está iniciando no marketing digital, sugiro que leia o artigo como iniciar no marketing digital do zero.

Em que as dicas de SEO vão me ajudar?

Irão te ajudar a trazer tráfego orgânico qualificado para seu site quando as técnicas são bem aplicadas. Vejamos então o que pode melhor no seu site:

  • Aumentar visitação no site
  • Aumentar suas conversões
  • Tráfego recorrente e gratuito para seu blog
  • Aumento na Autoridade do Domínio
  • Aumento da Autoridade da página
  • Aumento do PageRank
  • Crescimento Sustentável do seu negócio

As possibilidades são várias, mas vamos deixar de “blablabla” e vamos direto para o que interessa. As 6 dicas de seo matadoras para o seu site.

1- Plugin SEO

Antes de começar qualquer otimização de blog ou site, precisamos instalar um plugin SEO para nos auxiliar na otimização dos artigos.

Como eu utilizando sempre WordPress em todos os meus projetos, se você está iniciando no marketing digital eu recomendo fortemente que utilize também, porque o wordpress é a melhor ferramenta CMS, open source para gerenciar conteúdo de site, blog e etc.

Neste caso, recomendo o plugin WordPress Seo da Yoast para fazer esta tarefa.

2- Palavra-chave Long tail

Long Tail conhecido como palavra-chave de Calda Longa, deve ser encarado como o ponto mais importante neste artigo de dicas de SEO e que também deve ser visto por você como a cereja do bolo de todos os artigos do seu blog.

Para pesquisar palavra-chave utilizo basicamente o planejador de palavras-chaves do Google Adwords.

Bem, como esse assunto é um pouco complexo, separei um vídeo de Diego Ivo que é um cara de referência em SEO no Brasil onde abordas vários pontos para vocês extrair mais dicas de SEO para seu blog

3 – URL Amigável

Url amigável é fundamental para indexação dos buscadores e nela deve haver a palavra-chave. Vejamos um exemplo na imagem abaixo:

url-amigavel-para-dicas-de-seo

Para isso você precisa configurar seu WordPress em Configurações>Links Permanentes e marca a opção Nome do post conforme imagem abaixo:

configuracao-url-amigavel-wordpress-seo

4 – URL curta

Hoje está em tendência encurtar as urls. Mas como fazer isso sem tirar a palavra-chave da URL? Simples, normalmente as pessoas utilizam a Estrutura Personalizada /%category%/%postname%/ na configuração dos links permanentes.

No tópico acima vemos que eu não utilizo o nome da categoria na url do post, que se eu utilizasse a configuração /%category%/%postname%/ minha url seria "http://vidadeafiliado.com/ganhar-dinheiro/como-iniciar-no-marketing-digital/"

5 – Conteúdo Original

Um bom conteúdo faz toda a diferença. Ultimamente as atualizações do robor do Google tem cada vez mais focado na relevância dos conteúdos.

Digamos que o sistema do google está ficando mais humanizado e desqualificando as páginas que repete muito a palavra-chave, que no mesmo domínio tem várias páginas com a mesma palavra-chave, sites que fazem black hat e etc.

Minha dica: Crie artigos únicos e com originalidade, utilizando essas 6 dicas de seo para otimizar seu Blog.

6 – Otimização Interna

Basicamente iremos fazer da imagem abaixo, que tráta da configuração “Onpage” no seu artigo.

Tela de configuração do plugin SEO

Palavra-chave na Titulo

A regra mais importante de otimização interna seo, está no título. Lembre-se de não confundir o título da página que aparece na aba do seu navegador com o título H1.

Geralmente as pessoas deixam o título da página e o título H1 iguais, mais isso não é uma regra. Você pode utilizar por exemplo do título de página “Otimização SEO para Blog” e no H1 da sua página “6 dicas de SEO matadoras de como otimizar seu Blog”

Importante lembrar que o título da página que está na tag html <title> é que aparece em azul no resultado da busca. Então você pode mudar o título no post no campo Título SEO do plugin WordPress da imagem acima.

Resumindo: Independente se os títulos forem iguais ou diferentes, a palavra-chave deve estar em ambos. Também não esqueça que no artigo precisa de pelo menos um H2 (Cabeçalho 2) com a palavra-chave, de preferência no início da frase.

Palavra-chave na Descrição

A Meta-descrição do plugin deve conter no máximo 156 caracteres e lembrando de não esquecer a palavra-chave.

Seja criativo na descrição pois é nela que aparece em cinza abaixo da URL no resultado da busca, isso também é um fator decisivo na hora do usuário clicar ou não no seu link. Uma boa descrição sempre aumenta sua taxa de CTR ou como queira chamar, sua taxa de clique.

Palavra-chave na URL

Este plugin é bem legal, ele mostra se a palavra-chave está na url. Então não esqueça de coloca-la.

Dica: Tente sempre deixa sua palavra-chave no início da URL

Palavra-chave nas imagens

Muita gente ignora a tag “alt” das imagens que para otimização do seu blog é muito importante. Lembre-se que se o navegador por algum motivo não exibir sua imagem, a informação que contém na tag alt é que será exibida.

Como preencher a tag "Texto alternativo" para otimização de SEO

Dica: Na tag alt faça a variação da palavra-chave com outra de maneira semântica. Exemplo: dicas de seo, ideias de seo, sugestão de seo, seo para blog, otimização de seo e etc.

Palavra-chave no Conteúdo

Muitos afirmam que repetir a palavra-chave várias vezes, colocar em negrito e etc, aumenta a probabilidade de você ficar bem posicionado nas buscas.

Isto não funciona mais, a palavra-chave deve ser usada no conteúdo do texto de maneira natural e semântica, e ainda você pode deixa ela separada dentro do texto que o google também reconhece, como por exemplo: dicas de seo, dicas para otimização seo de blog.

Dica: O plugin as vezes vai dizer que a densidade da palavra está baixa, mais isso é relativo. Seja o mais natural possível na criação do seu conteúdo e aproveite bem as oportunidades de inserir sua palavra-chave.

Uma Palavra-chave por Artigo

Nunca crie vários artigo para indexar a mesma palavra-chave. Sempre varie as long tails como por exemplo: como emagrecer, como emagrecer rápido, como emagrecer sem academia.

Mesmo que aparentemente haja repetição, são palavras-chaves diferentes que ajuda, uma complementar a outras.

Links Internos

Não esqueça de link seu artigo para outros artigos do seu blog, proporcionando ao leitor a possibilidade de navegar pelo seu site, além de você trocar relevância de autoridade de página entre si.

Conclusão das dicas de SEO

Bem, tentei sintetizar ao máximo as dicas de seo para você começar a otimizar da maneira correta o seu blog. É claro que isso não é tudo, técnicas de SEO tem várias como Link building, Seo Offpage, Backlinks e etc. Agora o que passei é “norte” que você precisa para iniciar a escrever bom artigos otimizados.

Lembre-se sempre de deixar ao máximo as bolinhas verdes do plugin conforme imagem abaixo

tela-resultado-dicas-de-seo

Veja também o artigo que falo dicas de como monetizar seu blog

Confira o Vídeo das 6 dicas de seo para blog

Avalie este post

Sobre Daniel Marques

Vivo do Marketing Digital e quero te ajudar a melhorar seus resultados utilizando as técnicas do Marketing Digital.